Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Berçário e Escola Balou leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Deliberação no. 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

A metodologia de ensino do Berçário e Escola Balou está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são programadas para inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

O trabalho educacional Berçário e Escola Balou parte da idéia de que a criança é uma pessoa completa, em processo de crescimento e desenvolvimento, um sujeito que se constitui numa articulação única de experiências, relações familiares, culturais e sociais.

A criança é um ser ativo, inteligente e sensível, que passa de um estado de extrema dependência a um estado de dependência relativa e, através das relações que estabelece com o meio físico e social ao seu redor, pode ir conquistando gradativamente sua autonomia e aprendendo sobre si mesma e o mundo.

O conhecimento é construído a partir de experiências ativas e da interação das crianças com o meio físico e o meio social. Em função disso, o nosso trabalho é planejado para atender aos interesses e necessidades das crianças, de acordo com a faixa etária, organizando o espaço e a rotina de modo a possibilitar o brincar espontâneo, a exploração e as atividades dirigidas de ampliação e sistematização da aprendizagem.

Sendo a escola um espaço coletivo de trabalho, todos os momentos são fundamentais para o desenvolvimento da socialização das crianças. São nas diversas situações cotidianas que as crianças aprendem a conviver, assimilam as regras sociais, expressam seus pontos de vista e aprendem a superar os conflitos, tornando-se assim mais cooperativas e autônomas.

Em nossa metodologia de trabalho visamos a  necessidade de observar todas as etapas do processo pedagógico através de alguns métodos utilizados, tanto pela coordenadora pedagógica quanto pelas professoras e auxiliares, para acompanhar, controlar e avaliar o trabalho realizado com as crianças.

São eles: observação, registro, reflexão, avaliação,  síntese e planejamento.

A organização da ação educativa é realizada a partir desses instrumentos, observação feita diariamente individual e coletivamente.

Nós, do Berçário e Escola Balou, estaremos sempre abertos e dispostos a acolher a  família de nossos alunos, no sentido de estabelecermos uma real parceria, visto que esta faixa etária exige o comprometimento de ambos para um trabalho de qualidade,  como o que estamos oferecendo .

É nosso objetivo que a família faça parte do nosso dia a dia, sempre que possível, acompanhando seus filhos dentro da escola.